Não é um fato raro ou uma grande novidade que um Clube faça uma camisa baseada em um uniforme utilizado por uma outra equipe. Isto geralmente ocorre com Clubes longevos que em certo momento de sua trajetória resolvem celebrar uma equipe que lhe impulsionou, seja por uma fusão de clubes ou por uma mudança de denominação.
Também vemos casos de Clubes que resolvem prestar tributo à Seleção do seu País ou celebram a Seleção de um País ao qual estão umbilicalmente ligados, sendo esta camisa um exemplo disto. A Associação Portuguesa de Desportos fez em 2016 este terceiro equipamento para celebrar a conquista da Seleção Portuguesa de Futebol.
A Eurocopa de 2016 encheu de orgulho os Portugueses e Portuguesas pelo mundo inteiro, seus simpatizantes e descendentes certamente ficaram igualmente maravilhados com o feito inédito. A tão dolorosa derrota de 2004 estava finalmente sepultada pela Taça conquistada.
Essa ideia maravilhosa e muito bem recebida pela torcida da Portuguesa de Desportos infelizmente encontrou um caótico segundo semestre de 2016. Após um semestre inicial pouco brilhante no campeonato estadual de segunda divisão de São Paulo e uma eliminação prematura na Copa do Brasil, o segundo semestre reservava a disputa do Campeonato Nacional da Terceira Divisão, a chamada Série C.
Após uma campanha fraquíssima a então quase centenária equipe verde e vermelho foi rebaixada para a Quarta Divisão, também denominada de série D, pela primeira vez em sua rica história. Importante lembrar que em 1996 a Portuguesa disputou a final do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão sagrando-se Vice-Campeã.
Associação Portuguesa de Desportos, uniforme alternativo de 2016. Se você não tem, busque esta camisa sagrada! Boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário